OS 5 COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O ESTUDO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
As
emoções são impulsos para uma ação imediata em acontecimentos na vida. As
respostas emocionais do ser humano são fundamentais para a sobrevivência.Em
determinados momentos como raiva, paixão, medo, o equilíbrio se torna instável
e a mente emocional assume o comando. As emoções podem ser agrupadas em
primárias e secundárias. As emoções primárias, também chamadas de iniciais ou
universais são: alegria, raiva,tristeza, aversão, medo e surpresa. As
secundárias, também chamadas de sociais porque são experimentadas a partir das
interações, são, por exemplo: ciúme, vergonha, culpa e orgulho.
Gardner
(2000) define cinco domínios principais para entendermos e aplicarmos a
inteligência emocional, no dia a dia, são eles:
FIGURA 1 – OS COMPONENTES DA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Fonte:
elaboração própria (2019).
1.
Conhecer as próprias emoções (autoconhecimento): é muito importante observar
nossos sentimentos no momento presente. Quanto mais temos clareza sobre as
emoções melhor guiamos a nossa própria vida e somos menos guiados pelas
emoções. Ou seja, não deixamos elas tomarem conta da nossa razão.
2.
Lidar com emoções (auto controle): a autoconsciência permite que a emoção seja
apropriada ao momento. Sentimos maior facilidade de olhar para o sentimento e
enfrentá-lo. As pessoas que possuem essa aptidão, ressignificam melhor um
sentimento combatendo tristeza, depressão e etc. Enquanto que quem não possui
essa aptidão, não se recuperam tão rápido e se abatem de maneira incapacitante.
3.
Motivar-se: essa energia, esse impulso quando bem usados ajudam a alcançar
desempenhos cada vez melhores. Gera maior produtividade e melhores resultados
em qualquer atividade que desempenhe.
4.
Reconhecer emoções nos outros (empatia): essa é para poucas e especiais
pessoas. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando ela é
posta em prática diminuímos o julgamento e entramos em estado de compreensão. A
empatia alimenta-se da autoconsciência; quanto mais abertos estamos para nossas
emoções, mais hábeis seremos na leitura de sentimentos.
5.
Lidar com relacionamentos (sociabilidade): é em parte saber lidar com as
emoções dos outros. Essa aptidão reforça a popularidade, a liderança e a
eficiência interpessoal.
Já pensou se possui essas 5 características? Qual delas é mais forte em você? Qual dessas, você já percebe não ter e considera importante desenvolver?
Segundo
Daniel Goleman(2011) em seu famoso livro “Inteligência Emocional”, John Mayer,
psicólogo da Universidade de New Hampshire,em seus estudos sobre a inteligência
emocional constatou que as pessoas tendem a adotar estilos típicos para
acompanhar e manejar suas emoções:
·
AUTOCONSCIENTE: são pessoas conscientes das suas emoções no momento em que
ocorrem. Essa clareza pode reforçar outros traços de personalidade: são
autônomas e seguras de seus próprios limites, gozam de boa saúde psicológica e
tendem a ter uma perspectiva positiva da vida. Quando entram num estado de
espírito negativo, não ruminam nem ficam obcecadas com isso e podem sair dele
mais cedo. Em suma, a vigilância delas ajuda-as a administrar suas emoções.
·
MERGULHADAS: são pessoas muitas vezes inundadas por suas emoções e incapazes de
escapar delas, como se seus estados de espírito houvessem assumido o controle.
São instáveis e não têm muita consciência dos próprios sentimentos, de modo que
se perdem neles, em vez de ter alguma perspectiva. Em consequência, pouco fazem
para tentar escapar a esses estados de espírito negativos, achando que não têm
controle sobre sua vida emocional. Muitas vezes se sentem esmagadas e
emocionalmente descontroladas.
·
RESIGNADAS: embora essas pessoas muitas vezes vejam com clareza o que estão
fazendo, também tendem a aceitar seus estados de espírito e, portanto, não
tentam mudá-los. Parece haver dois ramos do tipo resignado: os que estão
geralmente em bons estados de espírito e por isso pouca motivação têm para
mudá-los e os que, apesar de verem com clareza seus estados de espírito, são
susceptíveis aos maus e os aceitam com uma atitude de laissez-faire, nada fazendo para mudá-los, apesar da aflição que
sentem - um padrão encontrado entre, digamos, pessoas deprimidas que se
resignam ao seu desespero.
Agora,
vamos estudar um dos cinco elementos da inteligência emocional: motivação, um
aspecto importantíssimo para se construir uma carreira de sucesso. Acesse o texto
motivação e boa leitura!
REFERÊNCIAS DESTE TEXTO:
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. Como agregar talentos à empresa. 8ª ed. São Paulo: Manole, 2015.
DE OLIVEIRA,Lucia Barbosa; ROCHA, Juliana da Costa. Engajamento no trabalho: antecedentesindividuais e situacionais e sua relação com aintenção de rotatividade. IN: Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo, v. 19, n. 65, p. 415-431, Jul./Set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgn/v19n65/1806-4892-rbgn-19-65-00415.pdf. Acesso em 10/08/2019.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: 2000.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine
o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
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