As 3 FASES PARA CONSTRUÇÃO DA MARCA PESSOAL
Eu posso garantir também que após criar
uma Marca Pessoal de valor, o próximo passo é consolidar e dar consistência. Sabemos também que uma Marca Pessoal
forte, consistente e diferenciada não é formada de um dia para o outro. Essa
construção exige tempo, esforço, amadurecimento e muita reflexão. Para
construir a sua Marca você terá que percorrer as seguintes fases: 1 estabelecimento
da sua identidade, 2 desenvolvimento do posicionamento e clareza do seu
propósito e 3 avaliação da imagem (coletar feedback).
1 ESTABELECIMENTO
DA SUA IDENTIDADE
A
1ª fase é de dentro para fora. Você precisa pensar na identidade da sua marca. Identidade
é formada por atributos, crenças,
valores e experiências. Pensar quais atributos você quer ser identificado
para perceber se está sendo identificado assim. Em minha busca pelo autoconhecimento, defino minha identidade e isso
define minha marca. Então, identidade é como você quer ser reconhecido e
lembrado.
Importante que se diga que a identidade vai se moldando com o tempo. O conceito de identidade e sua constituição transformam-se com o tempo em busca de adequações e sobrevivência, como já dissemos. Uma ótima oportunidade para refletir sobre tudo isso você já está vivendo: lendo esse texto.
2 DESENVOLVIMENTO
DO POSICIONAMENTO E CLAREZA DO SEU PROPÓSITO
A
partir do momento em que você se conhece e reconhece em você seus atributos,
seus sonhos, desejos e vontades, está na hora de ter clareza do seu propósito:
qual a sua missão nessa vida? Qual legado pretende deixar?
A
declaração de propósito não é tarefa fácil. Se todos nós soubéssemos o que
queremos fazer, não teria um verdadeiro exército de pessoas infelizes em seus
trabalhos e ocupações atualmente.
Percebo
que vamos nos deixando levar pela vida, pelos sonhos de outras pessoas. Algumas
pessoas escolhem profissão pelo status que ela representa, imagina isso?
Algumas pessoas fazem um curso na Faculdade por imposição dos pais, da família,
ou por querer agradar outras pessoas. Isso é um verdadeiro absurdo que
justifica tanta gente fazendo coisas erradas, tanta apatia e infelicidade no
local de trabalho.
3
AVALIAÇÃO DA IMAGEM (COLETAR FEEDBACK)
Uma ação que ajuda muito nesse
processo é essa terceira fase: perguntar, buscar saber o que as pessoas pensam
de você. Coletar feedback é abrir a escuta ativa e se permitir ouvir, dar
atenção à feedbacks das pessoas que você já se relaciona. Um ótimo exercício
para isso é pedir que as pessoas falem de você. Experimente o seguinte
exercício: peça no instagram (ou sua
rede social favorita) que seus seguidores apontem adjetivos que melhor te
definam nos comentários. Depois, pegue todos esses dados e monte um mapa de
conceitos que podem te ajudar a declarar seu propósito e seus diferenciais.
Assista ao vídeo "As 3 fases da construção da Marca Pessoal:
OS
4P’s DO PERSONAL BRANDING
Para
ficar ainda mais claro os elementos que orbitam o entendimento de Marca
Pessoal, vamos conhecer os 4 P’s. Os quatro elementos que podem ser organizados
em uma matriz para seu melhor entendimento:
PROPÓSITO
|
POSICIONAMENTO
|
PESSOA
|
PROPOSTA
|
Perceba
que mais uma vez o PROPÓSITO aparece como elemento inicial quando se fala de
Marca. Por que minha marca existe? O que ela defende? Como me inspiro? PESSOA
diz respeito ao seu público-alvo, quem são as pessoas para os quais você está
dirigindo a sua comunicação? Você tem que conhecer essa pessoa muito bem, a
ponto de ter clareza das suas dores, das suas reais necessidades, somente assim
você conseguirá se conectar a ela. O que pensam? O que sentem e necessitam?
Como posso me aproximar?
O
POSICIONAMENTO deve responder às seguintes questões: o que você tem de diferente
das pessoas que atuam no mesmo segmento que você? O que você pode fazer
diferente no seu negócio que não tem ninguém fazendo? Por que as pessoas vão
fazer negocio com você? E por fim, o quarto P é de PROPOSTA: qual experiência
você irá entregar? O que mais você oferece de forma personalizada?
Assista ao vídeo OS 4P’s DO PERSONAL BRANDING:
OS FATORES-CHAVE PARA CONSTRUÇÃO
DE VALOR À MARCA PESSOAL
Os quatro fatores-chave para construção de
valor para a sua Marca Pessoal são: 1. diferenciação, 2. relevância da marca,
3. reconhecimento da marca e 4. estima da marca.
1. DIFERENCIAÇÃO
Diferenciação
é encontrar uma maneira de se destacar da concorrência. Normalmente se declara
a diferença com uma frase bem objetiva, por exemplo: “A Coaching número 1 dos artistas”, “A Rainha dos Baixinhos”, “O
Cantor do povão”. Entende? Um lugar que te coloque em destaque em relação a
seus concorrentes, algo que seja guardado na memória dos seus futuros clientes
e os ajude a decidir comprar com você.
2. RELEVÂNCIA DA MARCA
A
relevância pode ser entendida da seguinte forma: que lugar você ocupa dentro do
seu mercado? Caso você não existisse, que lacuna você deixaria? Então,
relevância é a importância real que sua Marca possui.
3. RECONHECIMENTO DA MARCA
O
reconhecimento da sua Marca se dá a partir do momento em que sua autoridade
sobre o assunto é reconhecida. Isso quer dizer que você conquistou uma posição
de destaque no seu meio. Quando não há dúvida sobre a qualidade que você
apresenta, quando você é lembrado e indicado, significa que o público reconhece
que você tem valor. Reconhecer é validar, reconhecer é testemunhar e indicar
você para outras redes de contatos.
4. ESTIMA DA MARCA
Ter
estima pela sua marca significa criação de vínculo. Isso acontece quando seu
público passa a se tornar “defensores” da sua marca. Sabe quando uma publicação
é compartilhada? Ou quando você anuncia algo e as pessoas passam a marcar
outras pessoas no Instagram, por
exemplo? Então, isso significa que elas estão indicando as suas publicaçõespara
a rede dela. Elas estão assinando embaixo que aquilo tem algum valor. Isso
ajuda a disseminar sua marca para outras pessoas, o que era antes chamado de
propaganda boca a boca. Sabe como isso é chamado hoje? É chamado de Buzz marketing, uma estratégia com uma
grau de importância enorme hoje, já que cada usuário pode influenciar a sua
rede de contatos, através de seus comentários e marcações.
MARKETING PESSOAL
Agora
vamos diferenciar Marca de Marketing: para Kotler (2003, p. 110) o Marketing
Pessoal é “(...) uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do
marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos,
valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa
estrutura”.
Construir
uma imagem de excelência e utilizar corretamente as habilidades inatas, criar
novas habilidades ou aperfeiçoar as existentes requer esforço e atitudes
proativas. Neste sentido, o profissional que souber utilizar o marketing
pessoal poderá obter vantagem competitiva sobre os demais.
“A
aplicação domarketing pessoal resulta no desenvolvimento de todo um conjunto de
características individuais, como: percepções, aparências, atitudes,
comportamento, competências, qualidades e boa imagem” (KOTLER, 2003).
O
Marketing Pessoal é uma ferramenta que se destina ao desenvolvimento pessoal
através de mecanismos de alavancagem, reposicionamento e gerenciamento, que
controlam a gestão de sua marca, sendo imprescindível, especialmente, ao
destaque de um profissional no mercado de trabalho (BENDER, 2009).
No
marketing pessoal, elementos surgem como decisivos: a qualidade do
posicionamento emocional para com os outros; a comunicação interpessoal; a
montagem de uma rede relacionamentos; o correto posicionamento da imagem e, por
fim, a prática de ações de incentivo para com os demais. Segundo a definição da
Wikipédia, que é compartilhada por
diversos autores de Marketing Pessoal:
marca é a
representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que
permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de
presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um
símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
Utilizando
essa definição para entendermos bem o que é uma marca, reflita: como está a sua
marca pessoal? Que tipo de associações você acredita que sua marca tem
promovido na mente das outras pessoas? Como vimos, o poder de uma marca reside
nas associações que fazemos a elas, tanto positivas, quanto negativas e isso é
válido tanto para marcas comerciais, quanto para marcas pessoais. Essas
associações tem o verdadeiro poder de moldar nossas percepções sobre cada marca
que conhecemos e, consequentemente, determinar nossas ações e atitudes em
relação a elas.
Na
PNL (Programação Neurolinguística), utilizam-se dois conceitos que todo ser
humano lida em seu dia a dia: o prazer e a dor. Todos nós vivemos,
invariavelmente, para aumentar nosso prazer e diminuir nossa dor. Nossa mente
tem o poder de associar a dor ou prazer a qualquer tipo de situação que tenha
ocorrido.
Marketing pessoal é
antes de tudo um conjunto de escolhas, devemos entender o que motiva essas
escolhas.Os profissionais de marketing desenvolvem mensagens promocionais que
vão persuadir os consumidores a pensar positivamente sobre um produto. Eles
fazem isso por meio de fatores como a embalagem do produto e as características
e benefícios específicos que satisfazem às necessidades do cliente. Entender as
necessidades de um cliente ajuda os profissionais de marketing a estabelecer as
características que poderiam ser incluídas em um produto. Também auxilia na
determinação de quais benefícios o cliente está realmente comprando. (CILETTI,
2013,p. 78)
Logo,
precisamos conhecer, consolidar e ressaltar nossos pontos fortes quando
estivermos fazendo nosso marketing pessoal. De acordo com Peters (2000), Apud Kotler (2003)o marketing pessoal
agrega valor à marca “pessoa”, tanto do ponto de vista pessoal quanto
profissional. Para ele, marketing pessoal:
[...] trata da
capacidade individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e
profissionais entre a equipe, com clientes, com gerentes, diretores etc., de
forma permanente, para que através e por meio deles se realizem ciclos de
atendimento de necessidades mútuas, gerando satisfação a todos. (PETERS, 2000 Apud KOTLER 2003, p. 150).
Ele
complementa que, é preciso entender que o profissional é um produto no
mercado de trabalho e se não quiser ficar “encalhado na prateleira” deve se
aprimorar e buscar sempre novas fontes de aprendizado, aplicando sempre o que
tem de melhor. Nesse contexto, o marketing pessoal está relacionado a saber se
comunicar com o mercado e à busca de novos conhecimentos. Ele afirma também
que “você̂ é a sua marca, você̂ é seu projeto, você deve saber se vender,
você deve administrar sua própria marca... Hoje em dia, o mais importante,
para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser diretor de marketing da marca
chamada ’VOCÊ’” destacando assim o fortalecimento do nosso EU “produto” como
elemento fundamental para o sucesso de um profissional.(PETERS, 2000 Apud KOTLER 2003, p. 150).
E
por falar em sucesso profissional, encerro esta capítulo indicando as Atitudes e
comportamentos que comprometem e as
que fortalecem o seu marketing
pessoal:
.
FONTE:
MELO, 2014.
A
gestão de uma marca pessoal deve ser tratada como uma metodologia a ser
aplicada no seu dia a dia. É necessário total empenho para ser capaz de
realizar as atividades necessárias de maneira disciplinada para que possa
atingir os resultados esperados.
REFERÊNCIAS
DESTE TEXTO:
BENDER,
Arthur. Personal Branding: construindo
sua marca pessoal. 4ª ed. SãoPaulo: Integrare, 2009.
BIDART,
Lucia de Bidart. Marketing pessoal:
manual prático. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2006.
CILETTI, Dorene. Marketing
pessoal. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
KOTLER,
Philip. Administração de marketing:
a edição do novo milênio. São Paulo:Prentice Hall , 2003.
MELO,Paulo
et al.Marketing Pessoal e
Empregabilidade: do Planejamento de Carreira ao Networking. 1a Edição.
Editora Érica, 2014.
Espero
que tenha gostado dessas dicas.