MARCA PESSOAL E MARKETING PESSOAL
Marca
Pessoal ou Personal Branding é o
conjunto de características que tornam uma pessoa única. A marca é percebida
pelo outro nas diversas interações no dia a dia. Por meio dessas interações
vamos deixando um legado, ou uma marca na memória das pessoas, esse legado que
nos personifica é chamado reputação.
A
grande questão é encontrarmos a maneira correta de nos posicionarmos na mente
das pessoas. Posicionamento é o mesmo que pensar em uma frase que nos
identifique e nos diferencie das outras pessoas. Para isso, é preciso dar
visibilidade aos pontos fortes e benefícios. Para ajudar a se diferenciar,
pense: o que você ama fazer versus o
que você faz de melhor.
A
marca pessoal pode ser identificada de uma maneira positiva, para isso é
preciso gerenciar nossos pontos fortes e fracos de modo a passar a imagem que
queremos ser reconhecidos. Com uma marca pessoal forte, consistente e
diferenciada nos posicionamos de modo estratégico da mente das pessoas e isso
traz inúmeros benefícios: credibilidade e confiança para fechar negócios, fazer
parcerias, assinar contratos, conquistar pessoas ou uma vaga de emprego, por
exemplo, ou seja, conquistar o tão necessário “SIM”. Essa palavrinha tão
pequena e que faz tanta diferença para nós.
Gerenciar
a Marca Pessoal é algo que devemos nos preocupar, devemos investir tempo e
dedicação para realizar no dia a dia. Devemos ser disciplinados, atentos e
responsáveis na condução desse processo, pois sabemos que a marca leva anos
para ser construída e respeitada, mas basta um escorregão para ser destruída. Os três
pilares da Marca Pessoal são: Eu, Eu x outro e visibilidade. Como pode ser
observado na figura 1 a seguir:
FIGURA 1 – OS 3 PILARES DA MARCA
PESSOAL
FONTE:
Adaptado pela autora (2019).
Desses
três pilares defino os 10 passos para alavancar a sua Marca Pessoal: 1º
autoconhecimento, 2º Ancorando Crenças Fortalecedoras, 3º Aprendendo as
Competências Estratégicas, 4º Ativando as Características do Comportamento
Empreendedor (CCEs), 5º Gestão do Tempo com Criatividade e Flexibilidade 6º
Desenvolvendo Comunicação Assertiva, 7º Desenvolvendo a Arte de Influenciar
Pessoas, 8º Construindo um Networkingde Alta Performance, 9º Construindo
Autoridade e Notoriedade nas Redes Sociais e 10º Planejamento Estratégico de
Marketing Pessoal. Como pode ser observado na figura 2 a seguir:
FIGURA 2 – OS 10 PASSOS PARA ALAVANCAR
A SUA MARCA PESSOAL
FONTE:
A autora (2019).
Marca pessoal começa no caráter, passa pelo
comportamento e atitude até chegar à reputação, que é a marca que você deixa
nas pessoas.
Podemos
começar refletindo sobre algumas perguntas poderosas de Coaching, que costumo fazer às minhas clientes (Coachees):
Como
você vê o mundo? Você já deu sentido à sua vida?
Você
trabalha com os conceitos de identidade, imagem e visibilidade?
Você
tem um diferencial mercadológico? Qual?
Quem
é seu cliente? Quem mais faz o que você faz? Qual seu diferencial?
Você
atua em um nicho de mercado específico?
Você
pesquisa e busca conhecer seu público-alvo?
Quais
suas metas a curto, médio e longo prazo? Seus comportamentos estão alinhados
com seus planos e metas?
Você
pensa e age de acordo com as capacidades necessárias para alcançar suas
metas? Suas metas são coerentes com suas crenças e valores?
Quais
os comportamentos necessários para alcançar o que você quer? Desses
comportamentos e capacidades, quais você já dispõe? Quais capacidades você
precisa adquirir?
Você
sabe fazer visualização ativa (ponte para o futuro)?
Você
se comunica bem?
Quais
recursos de marketing você conhece e quais utiliza?
Caso
fosse profissional autônomo ou empresário, você faria de graça o que está
fazendo?
|
Eu
posso afirmar que deixar uma marca positiva na memória das pessoas pode ser um
diferencial competitivo sustentável por muito tempo. Todos nós sabemos que
tecnologia, processos, serviços e produtos são facilmente copiáveis. O que não
dá para copiar é jeito, a maneira de fazer de cada um, o jeito de ser, de falar
de cada ser humano.
Até
dá para imitar, mas essa falta de autenticidade não gera confiança,
credibilidade e confiabilidade que são itens importantíssimos quando desejamos
fazer parcerias, fechar negócios, assinar contratos, enfim. Ou seja, o poder da
marca pessoal nos negócios pode significar o critério de desempate na hora de
assinar um contrato.
Marca
pessoal é o que você deixa para o outro. É a impressão que alguém tem de você,
é a interpretação que o outro faz de você, é como você é visto. Logo você
percebe que marca pessoal é formada em você, mas precisa ser validado pelo
outro que está interagindo.
E
é super possível gerenciar a Marca Pessoal e gerenciar as impressões que
causamos no outro.Marca Pessoal trata do gerenciamento da coisa mais importante
na sua vida profissional, a sua reputação, que é a capacidade de gerar
confiança.
GERENCIAMENTO
DE IMPRESSÕES
Minha
marca é a imagem que as pessoas têm de mim.Reputação é um conceito mais
consolidado, fruto das diversas interações que realizamos no dia a dia e,
portanto se configura em uma leitura, uma interpretação mais amadurecida, mais
aprofundada. A reputação é a síntese dos vários contatos e leituras que são
desenvolvidas ao longo do tempo. A credibilidade é um fator relevante na
consolidação da reputação.
A
imagem e identidade são uma coisa só, uma interagindo sobre a outra e
inexistindo sem a outra. A sua imagem é a manifestação de seu ser, de sua
verdade, de sua identidade. A sua identidade é única e diferenciada, é
importante aprender a exibir seu diferencial ao público. O ideal é que a sua
imagem coincida com a imagem que o público deseja. O 1º passo é:“quem sou eu?”
e o 2º passo é:“quem é o outro e o que ele quer ou precisa?” Encontrar a forma
de convergir essas duas vertentes: quem você é, sua vocação e como ser útil aos
outros é o trabalho da construção da imagem. (BIDART, 2006, p. 74).
Essa
mesma autora ainda sinaliza que é necessário evitar incongruência. As
incoerências precisam ser descobertas logo, para que você aprimore o trabalho
de construção da imagem, incoerências são sinais.
Não fale sobre seus
pontos fracos: falar de suas fraquezas podem fazê-las grudar em sua imagem. As
palavras muito repetidas podem se tornar verdade. Geram o poder que as crenças
detêm. A linguagem monitora o cérebro e constrói realidades. Descubra seus
pontos fracos e trabalhe em silêncio em cima deles. Dúvida e fraqueza são
momentos só seus. São protagonistas de seu mundo interior, não são públicas.
(BIDART, 2006, p. 75)
Eu
concordo inteiramente com essa citação de Bidart (2006), acredito também que
devemos evitar destacar nossos pontos fracos, devemos trabalhar neles e com
eles, “em silêncio”. No marketing tradicional, a embalagem do produto tem um
poder significativo para o consumidor no processo de compra.Com a Marca Pessoal
o raciocínio é o mesmo: “embalar-se” para apresentar-se de modo profissional e
confiável é um fator importante para o sucesso nos negócios, por isso não pense
que o impacto que uma marca tem no contato inicial com uma pessoa é pequeno.
A
sua imagem influencia os outros e sua aparência comunica muitas coisas,
incluindo sua personalidade, autoestima, profissionalismo e confiança. A sua
aparência também pode influenciar sua atitude. Quando você se sente confortável
com sua aparência, vai projetar essa atitude e pode ser mais efetivo na
realização de seus objetivos. (CILETTI, 2013, p. 106).
Portanto,
não se descuide da sua identidade, de como você quer ser visto e lembrado, não
se descuide da imagem e da sua reputação.A Marca Pessoal faz a gestão deste
patrimônio pessoal chamado reputação, que é muito difícil de construir, mas
muito fácil de perder, como já dissemos anteriormente.Agora, peço que você pare
sua leitura por um tempo para responder a essas 5 perguntas:
•
Como
você se vê?
•
Como
os outros veem você?
•
Como
você quer ser visto?
•
Como
você não quer ser visto?
•
E
agora escolha as 5 palavras que melhor lhe definem.
Você
saberia responder de modo assertivo e direto? Pois acredite: você é a
interseção entre como você se vê e como as pessoas te veem.
FIGURA 3 – COMO VOCÊ SE VÊ X COMO OS
OUTROS TE VÊEM
FONTE:
pinterest.com
Vamos
fazer agora outro exercício: vou colocar aqui algumas pessoas famosas e você
vai escrever um adjetivo ou a primeira palavra que vem na sua mente,
independente de você saber quem são elas ou não:
Agora,
imagine que esse quadro em branco está a sua foto. Qual será o adjetivo que vem
à mente das pessoas quando te olham?
Isso
tudo é para te convidar a refletir que as pessoas fazem escolhas com base em
percepções e nós somos o resultado da percepção das pessoas. E essa percepção é
fruto da gestão de sinais sobre você. Como assim sinais? Entenda sinais como
alguns dados aleatórios sobre você.
O
que você fala
|
Sua postura
|
VOCÊ
|
Sua
ideologia
|
Modo
de vestir
|
Como
fala
|
Suas atitudes
|
Onde
você mora
|
O que veste
|
|
Onde
fala
|
Suas
reações
|
Seu
carro
|
Como
veste
|
|
Com
quem fala
|
Seus amigos
|
Seu
estilo de vida
|
Onde
vai
|
|
Como
ouve
|
O
lugar que você frequenta
|
Sua empresa
|
Com
quem vai
|
Um
bom plano de Personal Branding deve
focar em 3 perguntas: onde estou agora? Onde quero chegar? Qual será minha
estratégia para chegar lá? Em Coaching
chamamos isso de sair do ponto A (Estado Atual – EA) para o ponto B (Estado
Desejado – ED), como já dito em outro capítulo.
Bom vou terminando por
aqui.
Espero
que tenha gostado dessas dicas.
REFERÊNCIAS
DESTE TEXTO:
BENDER,
Arthur. Personal Branding: construindo
sua marca pessoal. 4ª ed. SãoPaulo: Integrare, 2009.
BIDART,
Lucia de Bidart. Marketing pessoal:
manual prático. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2006.
CILETTI, Dorene. Marketing
pessoal. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
KOTLER,
Philip. Administração de marketing:
a edição do novo milênio. São Paulo:Prentice Hall , 2003.
MELO,Paulo
et al.Marketing Pessoal e
Empregabilidade: do Planejamento de Carreira ao Networking. 1a Edição.
Editora Érica, 2014.