AS 20 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI


1)Lidar com problemas
é a capacidade de lidar com situações imprevistas, desafios complexos, feedbacks negativos etc., o profissional tem que estar aberto para as imprevisibilidades e se posicionar de uma maneira distinta, estar aberto a ouvir para se sobressair diante dos contextos que se apresentarem.
2)Inovar
é a capacidade de criar o novo e o diferente, é não se contentar com um único caminho, uma única possibilidade, é se questionar e encontrar alternativas e oportunidades de negócios diferenciadas.
3)Aprender
é a capacidade de aprendizado pessoal; o mercado é dinâmico, então se questione, renove suas posições, torne-se receptivo ao novo, torne-se receptivo a aprender com os outros.
4)Empatia
a capacidade de entender os outros, é estar aberto e disposto a ceder nos seus pontos de vista, é incorporar elementos de terceiros, pois cada vez mais as decisões dentro das organizações são tomadas muito além da área que opera ou controla.
5)Conhecimento tecnológico
é preciso estar “antenado” para conhecer e utilizar essas novas tecnologias. Você pode ter experiência de muitos anos em uma determinada função, porém se não souber utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis perderá a vaga para outro profissional mais preparado.
6)Aprendizado contínuo
aprender é vital para sobreviver no mercado de trabalho. Analise quais são os desafios futuros na sua caminhada profissional e antecipe-se, crie seus diferenciais competitivos. Preciso aprender novas tecnologias? Aprender novos idiomas? Fazer uma pós-graduação?
7)Liderança
é a posição de alguém que lidera um grupo ou uma organização; quando falamos em liderança como competência, na verdade estamos falando de desenvolver a habilidade de liderar, de ir com ou à frente das pessoas, conduzi-las a determinado lugar ou mostrar-lhes o caminho.
8)Iniciativa
é a capacidade de agir espontaneamente diante de uma situação que exija ação. É ter dinamismo. É ser proativo, não hesitar em fazer, é não procrastinar (será que dá para fazer depois? amanhã?). É antecipar-se aos fatos, é fazer, agir e executar.
9)Planejamento
é a capacidade de definir metas que irão compor um plano de ação, elaborar um plano de contingência e não ser pego de surpresa diante de situações de insucesso. Você deve estar orientado para os resultados. Os objetivos definem os rumos de decisões e ações além de influenciarem consideravelmente nos resultados produzidos. Revise os planos periodicamente assim você poderá corrigir ou mudar a rota.
10) Relacionamento interpessoal
É a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, de diferentes culturas, valores, formações, o que cria um clima organizacional agradável, propicia um ambiente com troca de ideias saudáveis. A vida é uma escola de relacionamentos, e no ambiente organizacional não é diferente; portanto, a capacidade de interação é primordial nas relações profissionais.
11)Visão global
a interatividade e as acessibilidades que a internet nos possibilita diminuíram distâncias, tempo e transformaram o mundo em uma “aldeia global“. Essa nova configuração de “mundo” conecta e integra economias, acontecimentos políticos e sociais que influenciam muito além das fronteiras de um país. Busque visualizar além das paredes do escritório, cidade, estado ou país e antecipe-se às possíveis mudanças, ameaças, oportunidades profissionais e de negócios.
12)Negociação
a negociação é o meio pelo qual os indivíduos buscam chegar a um melhor resultado sobre algum tema ou assunto, ou a forma como eles solucionam suas diferenças e conflitos. Ela está presente na nossa vida pessoal e profissional, e nas empresas constantemente vivenciamos os processos de negociação nas relações interpessoais, intergrupais, interorganizacionais e multiculturais.
13)Automotivação
é a capacidade de você buscar dentro de si mesmo, meios para mobilizar o seu interior e agir. É não esperar que o mundo externo o motive, pois nem sempre o ambiente lhe proporcionará ânimo e motivação. O entusiasmo pessoal é fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo. E como está a sua motivação? Você sente entusiasmo pelo seu trabalho? Traduza o seu desejo em objetivos claros, canalize suas ações para aquilo que é importante. Tenha controle sobre a sua motivação. Acredite em si mesmo!
14)Equilíbrio emocional
é a capacidade de manter a calma, o controle das emoções para conseguir raciocinar claramente e tomar as ações necessárias com a intensidade necessária. Por exemplo, em uma situação de estresse deve-se manter a compostura, ter paciência e respeitar os limites das outras pessoas. O equilíbrio emocional propicia ao indivíduo a capacidade de trabalhar sob pressão.
15) Criatividade
é a capacidade de “pensar fora da caixa”, é ter a capacidade de criar novas alternativas, enxergar soluções, quebrar paradigmas; tudo isso é fruto de um comportamento que questiona, que duvida, que busca novos caminhos e possibilidades e isso vai garantir diferencial competitivo para as empresas e para os profissionais.
16)Comunicação
é a capacidade de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de persuadir ou de obter um entendimento comum a respeito de um assunto ou de uma situação. Comunicar-se bem não é simplesmente falar bem. É preciso ter flexibilidade na comunicação e vontade de compreender o outro.
17) Comprometimento
como você se comporta no trabalho? Preocupa-se em realizar algo a mais além do trivial? Atualmente o trabalhador comprometido não é aquele que chega mais cedo do que os colegas e sai mais tarde. Ser comprometido é atingir resultados, é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha solicitado, é surpreender.
18) Trabalho em equipe
pessoas possuem metas individuais, por exemplo: alguns querem ganhar dinheiro, outros estão em busca de reconhecimento profissional, outros, de promoção. Porém, se essas pessoas não encontram um objetivo em comum que mova a equipe, todo o trabalho pode ser comprometido. Uma equipe fora de sintonia ou que não trabalha bem junta promove para a organização: erros, elevação de custos e outros prejuízos.
19)Aceitação do risco
o sucesso profissional está longe de ser algo garantido. O trabalhador precisa, ao longo de sua carreira, assumir riscos para obter resultados e sucesso. O risco deve ser encarado como algo natural, e o trabalhador não pode se deixar intimidar pelas incertezas.
20) Empreendedor
habilidade de perceber oportunidades e ideias e transformá-las em ações capazes de criar valor para si e para a empresa. Um profissional empreendedor encontra formas inovadoras e criativas de superar dificuldades. Essas competências não são exigências somente para os novos entrantes no mercado de trabalho, mas para todos os trabalhadores. Uma das formas de alcançar sucesso profissional e aumentar suas chances de empregabilidade é adotar, na medida do possível, um conjunto de competências que seja compatível com sua vida, crenças pessoais e as necessidades do mercado.
FONTE: CIAMPA, (2014).

Lembrando que essas são só algumas competências que trouxemos para refletirmos um pouco. Outras certamente surgirão à medida que for se desenvolvendo na sua carreira.

Bom vou terminando por aqui.

Espero que tenha gostado dessas dicas.
           


REFERÊNCIAS DESTE TEXTO

CHIAVENATO, Idalberto. Carreira e competência : você é aquilo que faz! : como planejar e conduzir seu futuro profissional. 3. ed. Barueri, SP : Manole, 2013.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Como elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem-sucedido. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
CIAMPA, Amábile de Lourdes.  Marketing pessoal e empregabilidade: do planejamento de carreira ao networking. 1. ed.São Paulo : Érica, 2014.
TAJRA, Sanmya Feitosa; DOS SANTOS, Welinton.  Planejando a carreira. 1. ed.São Paulo: Érica, 2015.