AS 20 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
1)Lidar
com problemas
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é
a capacidade de lidar com situações imprevistas, desafios complexos,
feedbacks negativos etc., o profissional tem que estar aberto para as
imprevisibilidades e se posicionar de uma maneira distinta, estar aberto a
ouvir para se sobressair diante dos contextos que se apresentarem.
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2)Inovar
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é
a capacidade de criar o novo e o diferente, é não se contentar com um único caminho,
uma única possibilidade, é se questionar e encontrar alternativas e
oportunidades de negócios diferenciadas.
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3)Aprender
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é
a capacidade de aprendizado pessoal; o mercado é dinâmico, então se
questione, renove suas posições, torne-se receptivo ao novo, torne-se
receptivo a aprender com os outros.
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4)Empatia
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a
capacidade de entender os outros, é estar aberto e disposto a ceder nos seus
pontos de vista, é incorporar elementos de terceiros, pois cada vez mais as
decisões dentro das organizações são tomadas muito além da área que
opera ou controla.
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5)Conhecimento
tecnológico
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é
preciso estar “antenado” para conhecer e utilizar essas novas tecnologias.
Você pode ter experiência de muitos anos em uma determinada função,
porém se não souber utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis
perderá a vaga para outro profissional mais preparado.
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6)Aprendizado
contínuo
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aprender
é vital para sobreviver no mercado de trabalho. Analise quais são os
desafios futuros na sua caminhada profissional e antecipe-se, crie seus
diferenciais competitivos. Preciso aprender novas tecnologias? Aprender novos
idiomas? Fazer uma pós-graduação?
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7)Liderança
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é
a posição de alguém que lidera um grupo ou uma organização; quando
falamos em liderança como competência, na verdade estamos falando de
desenvolver a habilidade de liderar, de ir com ou à frente das pessoas,
conduzi-las a determinado lugar ou mostrar-lhes o caminho.
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8)Iniciativa
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é
a capacidade de agir espontaneamente diante de uma situação que exija
ação. É ter dinamismo. É ser proativo, não hesitar em fazer, é não
procrastinar (será que dá para fazer depois? amanhã?). É antecipar-se aos
fatos, é fazer, agir e executar.
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9)Planejamento
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é
a capacidade de definir metas que irão compor um plano de ação, elaborar
um plano de contingência e não ser pego de surpresa diante de situações de
insucesso. Você deve estar orientado para os resultados. Os objetivos
definem os rumos de decisões e ações além de influenciarem
consideravelmente nos resultados produzidos. Revise os planos periodicamente
assim você poderá corrigir ou mudar a rota.
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10)
Relacionamento interpessoal
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É a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, de diferentes
culturas, valores, formações, o que cria um clima organizacional
agradável, propicia um ambiente com troca de ideias saudáveis. A vida é
uma escola de relacionamentos, e no ambiente organizacional não é
diferente; portanto, a capacidade de interação é primordial nas relações
profissionais.
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11)Visão
global
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a
interatividade e as acessibilidades que a internet nos possibilita
diminuíram distâncias, tempo e transformaram o mundo em uma “aldeia global“.
Essa nova configuração de “mundo” conecta e integra economias,
acontecimentos políticos e sociais que influenciam muito além das
fronteiras de um país. Busque visualizar além das paredes do escritório,
cidade, estado ou país e antecipe-se às possíveis mudanças, ameaças,
oportunidades profissionais e de negócios.
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12)Negociação
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a negociação
é o meio pelo qual os indivíduos buscam chegar a um melhor resultado sobre
algum tema ou assunto, ou a forma como eles solucionam suas diferenças e
conflitos. Ela está presente na nossa vida pessoal e profissional, e nas
empresas constantemente vivenciamos os processos de negociação nas
relações interpessoais, intergrupais, interorganizacionais e
multiculturais.
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13)Automotivação
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é
a capacidade de você buscar dentro de si mesmo, meios para mobilizar o seu
interior e agir. É não esperar que o mundo externo o motive, pois nem
sempre o ambiente lhe proporcionará ânimo e motivação. O entusiasmo
pessoal é fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo. E como
está a sua motivação? Você sente entusiasmo pelo seu trabalho? Traduza o
seu desejo em objetivos claros, canalize suas ações para aquilo que é
importante. Tenha controle sobre a sua motivação. Acredite em si mesmo!
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14)Equilíbrio
emocional
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é
a capacidade de manter a calma, o controle das emoções para conseguir
raciocinar claramente e tomar as ações necessárias com a intensidade
necessária. Por exemplo, em uma situação de estresse deve-se manter a
compostura, ter paciência e respeitar os limites das outras pessoas. O
equilíbrio emocional propicia ao indivíduo a capacidade de trabalhar sob
pressão.
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15)
Criatividade
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é
a capacidade de “pensar fora da caixa”, é ter a capacidade de criar novas
alternativas, enxergar soluções, quebrar paradigmas; tudo isso é fruto de
um comportamento que questiona, que duvida, que busca novos caminhos e
possibilidades e isso vai garantir diferencial competitivo para as empresas e
para os profissionais.
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16)Comunicação
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é
a capacidade de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas, com a
finalidade de persuadir ou de obter um entendimento comum a respeito de um
assunto ou de uma situação. Comunicar-se bem não é simplesmente falar
bem. É preciso ter flexibilidade na comunicação e vontade de compreender o
outro.
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17)
Comprometimento
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como
você se comporta no trabalho? Preocupa-se em realizar algo a mais além do
trivial? Atualmente o trabalhador comprometido não é aquele que chega mais
cedo do que os colegas e sai mais tarde. Ser comprometido é atingir
resultados, é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha
solicitado, é surpreender.
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18)
Trabalho em equipe
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pessoas
possuem metas individuais, por exemplo: alguns querem ganhar dinheiro, outros
estão em busca de reconhecimento profissional, outros, de promoção. Porém,
se essas pessoas não encontram um objetivo em comum que mova a equipe, todo
o trabalho pode ser comprometido. Uma equipe fora de sintonia ou que não
trabalha bem junta promove para a organização: erros, elevação de custos
e outros prejuízos.
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19)Aceitação
do risco
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o
sucesso profissional está longe de ser algo garantido. O trabalhador
precisa, ao longo de sua carreira, assumir riscos para obter resultados e
sucesso. O risco deve ser encarado como algo natural, e o trabalhador não
pode se deixar intimidar pelas incertezas.
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20)
Empreendedor
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habilidade
de perceber oportunidades e ideias e transformá-las em ações capazes de
criar valor para si e para a empresa. Um profissional empreendedor encontra
formas inovadoras e criativas de superar dificuldades. Essas
competências não são exigências somente para os novos entrantes no mercado
de trabalho, mas para todos os trabalhadores. Uma das formas de alcançar
sucesso profissional e aumentar suas chances de empregabilidade é adotar, na
medida do possível, um conjunto de competências que seja compatível com
sua vida, crenças pessoais e as necessidades do mercado.
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FONTE:
CIAMPA, (2014).
Lembrando
que essas são só algumas competências que trouxemos para refletirmos um pouco.
Outras certamente surgirão à medida que for se desenvolvendo na sua carreira.
Bom vou terminando por
aqui.
REFERÊNCIAS DESTE TEXTO
CHIAVENATO,
Idalberto. Carreira e competência :
você é aquilo que faz! : como planejar e conduzir seu futuro profissional. 3.
ed. Barueri, SP : Manole, 2013.
OLIVEIRA,
Djalma de Pinho Rebouças de. Como
elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem-sucedido. 3. ed.
São Paulo: Atlas, 2018.
CIAMPA,
Amábile de Lourdes. Marketing pessoal e empregabilidade: do
planejamento de carreira ao networking.
1. ed.São Paulo : Érica, 2014.
TAJRA,
Sanmya Feitosa; DOS SANTOS, Welinton. Planejando a carreira. 1. ed.São
Paulo: Érica, 2015.