ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO
O
mundo atual passa por momentos de transformações, e o trabalho modifica-se de
acordo com essa realidade. Quanto maior for a rede de transmissão de
conhecimento e informação, maiores serão as oportunidades que afetarão
diretamente todas as ocupações profissionais do nosso século.
Conforme
Tajra (2015, p. 23): “novas habilidades e tendênciassão identificadas todos
os dias pelas empresas, o que provoca a real necessidade de construir um
planejamento de carreira, para conquistar as melhores oportunidades oferecidas
pelo mercado”.
FIGURA 1 – MERCADO DE TRABALHO
FONTE:
OLIVEIRA (2018, p. 24).
De
acordo com Chiavenato (2013), na busca de emprego, uma providência fundamental
a ser tomada é conhecer previamente o terreno em que você vai pisar. É
preciso conhecer algo sobre o mercado de trabalho, essa imensa arena onde vai
acontecer a nossa peleja, para depois definir qual o alvo a acertar. Como
indica Chiavenato (2015, p. 30):
A informação reduz
a incerteza e proporciona conhecimento. E o conhecimento é muito importante
quando se procura um emprego, qualquer que seja o seu nível ou grau de
complexidade. Se você pretende abordar uma empresa para conquistar um emprego,
é aconselhável que conheça algo a seu respeito. O primeiro passo é visitar
o seu site na internet. Obtenha informações sobre o seu ramo de atividades,
os produtos e serviços que oferece, seus concorrentes. Faça o que puder para
conhecer melhor a empresa e estar apto a conversar a respeito dela nas
entrevistas que certamente surgirão pela frente.
Afinal,
informação é insumo necessário para lhe permitir saber para onde ir e como
você está indo, a informação abre portas e indica rumos. Ela proporciona
retroação e orienta e reforça seu comportamento.
O QUE É MERCADO DE TRABALHO
A
palavra mercado refere-se a transações de oferta e procura em uma dupla
dimensão de espaço e tempo, ou seja, em um local e em uma época. Conforme
Chiavenato (2015, p. 72 – 74), dá-se o nome de mercado de trabalho “às transações
que envolvem oportunidades de trabalho ou de empregos oferecidas pelas
organizações em determinado lugar e em determinada época”.
Podemos
inferir que mercado de trabalho é formado pelas oportunidades de emprego e
trabalho que as empresas, organizações e entidades do 3º setor oferecem em um
dado espaço geográfico.
Como
as leis da economia, o mercado de trabalho se estrutura em demanda e oferta, ou
seja, a quantidade de vagas de emprego disponíveis x a procura por empregos. De
acordo com Chiavenato (2015,p. 94-97), cada uma das situações do mercado de
trabalho apresenta diferentes características e, consequentemente, exige
diferentes posturas do candidato, como veremos a seguir.
a) Mercado de trabalho em situação
de oferta
O
mercado de trabalho está em situação de oferta quando existem oportunidades
de emprego em volume maior do que a procura por parte dos candidatos. Há
excesso de ofertas de emprego por parte das empresas e escassez de candidatos
para preenchê-las,dizem respeito aquelas vagas mais complexas, que exigem um
nível de formação, capacitação e competências acima da média.
b) Mercado de trabalho em situação
de procura
Na
outra ponta do continuum, o mercado
de trabalho está em situação de procura quando existem poucas oportunidades
de emprego e um volume muito maior de candidatos à procura de trabalho. Essa
situação, em que há pouquíssima disponibilidade de vagas de emprego e
excesso de candidatos para preenchê-las é a situação mais comum de observarmos
no mercado de trabalho brasileiro.
Agora
vamos refletir sobre alguns aspectos do mercado de trabalho do terceiro
milênio.
ASPECTOS
DO MERCADO DE TRABALHO DO TERCEIRO MILÊNIO
Em
seu livro, Chiavenato (2015) destaca alguns aspectos do mercado de trabalho do
terceiro milênio, são eles: globalização, tecnologia, tecnologia da informação,
serviços e conhecimento, que nos ajudam a sentir o panorama dos reflexos destes
no mercado de trabalho e em nossas carreiras.
FIGURA 2 -ASPECTOS DO MERCADO DE
TRABALHO DO TERCEIRO MILÊNIO
FONTE:
A AUTORA (2019).
Agora vamos entender um pouco mais a
visão de Chiavenato (2015) sobre cada um:
Globalização
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A
globalização está derrubando fronteiras e intensificando o caminho para a
internacionalização dos negócios. Bandeiras e idiomas à parte, o mercado
será cada vez mais o mundo inteiro e os clientes serão todos os povos.
Algumas empresas – como McDonald’s, Coca-Cola, Asea Brown Boveri e Nestlé –
já estão se antecipando ao futuro e abrindo empresas e filiais ou fábricas
em quase todos os países do mundo.
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Tecnologia
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A
tecnologia está moldando as futuras empresas e as profissões do futuro.
Praticamente tudo deverá ser substituído pela máquina ou influenciado pela
tecnologia. Com base no microprocessador, cuja potência vem crescendo
intensamente, a tecnologia da informação determinará cada vez mais a
distribuição de oportunidades no novo século e terá um forte impacto nos
empregos. Além disso, provocará uma nova forma de interação de pessoas e
definirá o que será o novo tipo de trabalho. O núcleo disso tudo é a
facilidade e a rapidez com que grandes volumes de informação chegam em
tempo real às pessoas a custos cada vez menores. Daí a globalização dos
negócios e a internacionalização das empresas como decorrências inevitáveis.
A principal consequência dessa transformação é que as pessoas não são
mais um simples apêndice da máquina. Pelo contrário, a tecnologia está se
tornando a ferramenta indispensável para o homem trabalhar melhor. O
conhecimento da tecnologia será fundamental à liberação do homem para
atividades mais sofisticadas e intelectuais.
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Tecnologia da
informação
|
A
tecnologia da informação fará o mundo cada vez menor, pois de praticamente
qualquer local já é possível acessar rapidamente qualquer tipo de
informação e aplicá-la construtivamente em um negócio. Por causa da
tecnologia da informação, comprar produtos, transportá-los, estocá-los,
vendê-los e perceber a reação do cliente quase instantaneamente serão
coisas plenamente possíveis. Graças à tecnologia da informação, já é
possível a existência da empresa virtual, do escritório virtual, do shopping center virtual, do dinheiro
virtual e do banco virtual, nos quais os contatos pessoais são substituídos
pelos contatos via internet para o desenvolvimento de negócios, transações
ou compras. As pessoas já não precisam mais sair de casa para trabalhar,
negociar, pesquisar, comprar, aprender ou fazer cursos, pois essas tarefas
podem ser feitas por intermédio dos computadores. O trabalho pode ser
realizado em qualquer tempo ou horário, sem necessidade da presença física
do trabalhador na empresa; é o trabalho remoto ou virtual, o chamado home office.
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Serviços
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Uma
das tendências do mercado indica que a maior parte dos negócios, tanto nos
países industrializados quanto naqueles em desenvolvimento, está sendo
conduzida pelas médias e pequenas empresas, que continuarão sendo
beneficiadas pelo enxugamento das grandes companhias. Está havendo também
uma forte migração da oferta de empregos da área industrial para a área
de serviços e para o terceiro setor. Isso significa que os empregos estão
sumindo das empresas industriais e aparecendo nas empresas de serviços e nas
organizações não governamentais de serviço voluntário, as chamadas ONG. O
que está por trás disso tudo é uma mistura de forte racionalização e
automação dos processos industriais com uma acentuada expansão de mercados
de serviços e de atividades de associações voluntárias. O setor de
serviços deverá ser o maior polarizador de empregos, enquanto a indústria
marchará para o aumento da produtividade, fazendo cada vez mais com cada vez
menos pessoas.
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Conhecimento
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Hoje,
o principal recurso econômico é o conhecimento. O grupo social mais
importante é e continuará sendo aquele formado pelos trabalhadores do
conhecimento, que não são necessariamente aqueles que operam um computador
ou algum equipamento sofisticado, mas aqueles que sabem transformar os dados
processados em benefício para o cliente ou para a sociedade.O conhecimento
é o principal instrumento de ascensão profissional. Melhores oportunidades,
remuneração maior, cargos mais elevados e maiores chances de crescimento
profissional estão nessa trilha. Cada pessoa vale pelo seu conhecimento.
Adquirir constantemente novos conhecimentos e atualizar os já adquiridos é
fundamental para preservar o sucesso profissional. Desenvolver capacidades
multilinguísticas, multifuncionais e multiculturais para o mercado de
trabalho do futuro será vital para manter um emprego em um mundo globalizado,
dinâmico e competitivo.
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FONTE:
CHIAVENATO (2015, p. 87 a 94).
Bom vou terminando por
aqui.
REFERÊNCIAS DESTE TEXTO
CHIAVENATO,
Idalberto. Carreira e competência :
você é aquilo que faz! : como planejar e conduzir seu futuro profissional. 3.
ed. Barueri, SP : Manole, 2013.
OLIVEIRA,
Djalma de Pinho Rebouças de. Como
elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem-sucedido. 3. ed.
São Paulo: Atlas, 2018.
CIAMPA,
Amábile de Lourdes. Marketing pessoal e empregabilidade: do
planejamento de carreira ao networking.
1. ed.São Paulo : Érica, 2014.
TAJRA,
Sanmya Feitosa; DOS SANTOS, Welinton. Planejando a carreira. 1. ed.São
Paulo: Érica, 2015.
Espero
que tenha gostado dessas dicas.
Bom vou terminando por
aqui.