12 DICAS PARA CRIAR UMA NETWORK FORTE E CONSISTENTE
Net = Rede.
Work = Trabalho.
É
importante que se entenda que rede refere-se às pessoas da sua relação
profissional e social. É formada por pessoas que podem ser contratadas,
indicadas e que possam se ajudar mutuamente.
Perceba que pesquisas mostram como
grande parte dos cargos são ocupados por indicações, o popularmente conhecido
QI = que significa “quem indica”. Agora reflita comigo: quem você indicaria
para uma vaga de emprego? Normalmente indicamos quem confiamos, concorda?
Indicamos quem tem o perfil para a vaga e não irá nos decepcionar.
Por que uma empresa aceita a sua
indicação? Uma empresa aceita uma indicação por confiar em seu
funcionário.Normalmente aquele que indica assina embaixo sobre a qualidade do
indicado. As chances de a empresa acertar são maiores.
Networking com “ing” no final refere-se ao
processo em si, à todas as ações e cuidados para se construir e manter a sua network.
Importante
destacar que neste processo está subjacente a ideia de reciprocidade, pois a network deve sustentar relações
mutuamente benéficas. É o famoso ganha-ganha. Quanto mais pessoas você
conseguir atrair para sua rede, maiores serão as oportunidades.
De
acordo com pesquisas recentes sobre o tema, os comportamentos de networkingpodemserde cinco tipos:
paramanutençãodecontatos, para socialização,para participação em atividades profissionais,
para participação em atividades da comunidade ou para oaumento de visibilidade.
Qualquer uma das referidas situações tem imbricada uma “forma de estar” perante
o networking, ao nível de
estratégias, atitudes e mentalidades.
Então,
ao pensar em network devemos
encará-la como uma ferramenta possível para construção e conservação de
relacionamentos vantajosos, que favorece conexões interpessoais poderosas para
trazer ganhos a todos os envolvidos.
Outra
premissa importante é que é necessário construir os relacionamentos antes de
precisar, é essencial reputação, confiança e procurar satisfazer os interesses
dos outros. Fazer networking não é
falar com as pessoas só quando se está precisando delas. É valorizar seu
capital social. Todos os contatos podem ser Fontes de boas informaçõese de
veiculação de ideias.
Existe uma conexão entre atitude, personalidade e imagem. Quando elas estão em sincronia, passam uma forte mensagem de confiança e sabemos que confiança gera coisas boas. O networking estratégico depende muito de você passar a imagem correta para o mundo.
Por isso sempre
afirmo em minhas palestras que um bom networking ajuda a consolidar uma marca
pessoal forte, consistente e diferenciada e vice-versa. Pois, quando a sua
Marca Pessoal transmite credibilidade e confiança, você consegue atrair e
conectar as pessoas certas para fazer parcerias.
Fazer
networking é estabelecer uma rede de
relações pessoais que permite a troca de ideias, conselhos, informações, referências,
contatos e sugestões, onde competências, habilidades e talentos são
compartilhados e fortalecidos.
12 DICAS PARA CRIAR UMA NETWORK FORTE E CONSISTENTE
1 Participe de eventos presenciais
palestras, mini-cursos, workshops,
gratuitos e pagos. Alterne os lugares que frequenta, tanto para o cafezinho
como para as compras ou cursos de atualização. Assim você gera novas
oportunidades. Eu mesma constantemente faço parte de eventos, estou sempre me
atualizando em cursos presenciais e fazendo conexões com diferentes pessoas.
Quanto mais cursos bons,maior a sua chance de se conectar a mais pessoas
interessantes.
2 Leve sempre seu cartão de visitas
uma vez
em uma palestra, uma pessoa me perguntou se cartão de visitas ainda era um
necessário investimento e, para a surpresa de metade da plateia, eu afirmei que
sim. Costumo dizer que o cartão de visitas apresenta a identidade da sua marca
(ou empresa), logo, já é um veículo para informar a seu novo contato, com o que
realmente você trabalha. Pense no seguinte: imagine um profissional de
marketing. Normalmente profissionais de marketing são criativos, inovadores,
certo? Pois bem, agora imagine um cartão de visitas simples, desses quadrados
com algumas informações sobre o profissional. Agora responda: combina?
Certamente não. Perceba como são os cartões desses profissionais: cores
variadas, formatos variados, ou seja, comunicam a identidade visual para seu
contato. Olha os exemplos a seguir:
3 Quando for falar de você
tente não ser
exaustivamente detalhista, fale com naturalidade o que você faz
profissionalmente. Planeje antes o que irá falar de modo rápido e objetivo,
para não ficar chato.Lembra das entrevistas de seleção de emprego? Então, tem
parte mais complexa do que quando perguntam “fale-me de você”. Saiba que 10 em
cada 10 entrevistas terão essa pergunta, então planeje antes o que irá dizer. E
em se tratando de eventos presenciais, onde pessoas até então desconhecidas
querem saber o que você faz, tente responder de modo objetivo, se você
conseguir sintetizar em uma frase e se essa frase for bem humorada então,
melhor ainda.
4 Manifeste interesse pela pessoa que você encontrou
pergunte sobre o livro dela, diga que leu, faça um resumo do que mais gostou.
As pessoas adoram falar, principalmente de si, tente encontrar pontos em comum.
Ouça com atenção, faça perguntas abertas, demonstre interesse e bom humor. para
garantir que a pessoa esteja recebendo a informação correta e estabeleça um link de relacionamento (um assunto em
comum). Quando você ouve com atenção genuína, dá para perceber os assuntos que
interessam ao outro, buscar conteúdos que mostrem proximidade – assuntos em
comum – é sempre uma boa estratégia. Vou dar um exemplo: você conhece alguém
que nasceu no interior? Perceba que pessoas que nasceram no interior usualmente
demonstram uma certa nostalgia pela infância feliz, com os pés no chão, subindo
em árvores, brincadeiras mais livres e uma infância feliz, se este for seu
caso, vocês descobriram um conteúdo em comum. Imagine quando um torcedor do
Bahia encontra o outro? Entende? As pessoas se conectam com assuntos em comum.
5 Mantenha-se informado(a)
faz a
diferença saber as informações mais atuais que estão circulando. Inicie as
conversas e procure focar. Fale menos e ouça mais. E muito cuidado com assuntos
polêmicos: discutir política na atual conjuntura é uma péssima ideia. A nossa
sociedade está muito polarizada, entrar em embate político, ideológico ou
filosófico, pode não ser uma boa alternativa para quem deseja fazer conexões
com diferentes e estratégicas pessoas.
6 Saiba se expressar e seja claro
já foi
dito algumas vezes que o processo comunicativo eficiente precisa integrar o
senti, o pensar e o agir. Precisamos aprender a escutar, processar e só depois
emitir uma opinião. Para expressar o que pensamos e sentimos, o ideal é usar
palavras simples e não fazer rodeios. Existem pessoas muito prolixas, para
contar uma coisa mínima dá uma volta enorme e haja paciência para esperar que
ela conclua o pensamento. Outras interrompem demais, parecem que só elas falam
coisas interessantes e não tem paciência de ouvir o outro. Se expressar de modo
claro tem relação com as expressões que usa, com a fisiologia do corpo e com as
intenções.
7 Partilhe ideias e convide o outro a opinar sobre elas
como dito anteriormente, é importante fazer perguntas abertas para favorecer
que o outro se expresse até você achar um ponto em comum.
8 Quando for expressar a sua opinião a um grupo
certifique-se de quem é a sua audiência para adequar sua linguagem e não aborde
temas polêmicos. Respeite a diversidade humana e compreenda que cada pessoa tem
a sua maneira de pensar, agir e falar.
9 Reserve um horário para rever aquelas pessoas que você não encontra há algum tempo
mantenha contato com os
participantes da sua Network. Não só
para manter a relação aquecida, como para manter a lealdade dos demais. Não é
de bom tom procurar seus contatos apenas quando precisa de um favor. Trate seu network como uma irmandade, em que
existe fidelidade e ajuda mútua. No caso de necessitar de um favor, perceba se
a pessoa entendeu suas intenções.
10 Não fale mal dos outros
é um hábito
horrível que é preciso evitar a todo custo. Sabemos que este comportamento é
normal e de certo modo aceitável, visto que muitos de nós o praticamos. Mas
demonstra falha de caráter. E saiba ainda que quem fala mal de alguém com você,
falará de mal de você com outra pessoa. Evite esse mal crônico que assola as
empresas, os grupos sociais de modo geral. Evite essa prática a todo custo.
Evite!
11 Respeite as regras básicas da ética corporativa
não use seu network para pegar
contatos de outras pessoas, clientes e ideias ou espalhar boatos sobre a
concorrência.
12 Seja você!
Sinceridade, lealdade, envolvimento
com o que faz, muitas vezes são mais importantes do que todas as técnicas
acima.
No próximo texto falo sobre os 4 elementos da fórmula da amizade
REFERÊNCIAS
DESTE TEXTO
SCHAFER,
Jack. Manual de persuasão do FBI. Tradução
de Felipe C. F.Vieira. São Paulo: Universo dos Livros, 2015.
CILETTI, Dorene. Marketing pessoal. São Paulo: Cengage
Learning, 2013.
Bom vou terminando por
aqui.
Espero
que tenha gostado dessas dicas.